segunda-feira, outubro 23, 2006

Jornada 7

Sim, havia tempo que não falava de futebol, mas, em agradecimento a todos os que não me chamastes para putear-me ontem (que conste que todos sabedes que esta vez não disse nunca que o Barça fosse ganhar), vou fazer um esforço por comentar o que aconteceu.
Primeiro vou falar do Celta. É incrível o que acontece com esta equipa. Parece que quanto peor joga, mais jogos ganha. O de ontem foi de uma tiradez extrema. Minuto 7, cantada do Athletic, golo de Baiano e fim do jogo. Depois no campo estavam todos metidos na área do Celta e Pinto parando tudo. A ver que acontece amanhã em Vitoria.
Agora vamos ao Bernabeu. Ontem ficou claro que o Madrid não está precisamente no seu momento histórico. Ainda lembro como celebrei a vitória do Barça no Bernabeu há 3 anos quando levava 6 sem ganhar nada e estava pelo chão. Ontem, o Madrid parecia ter ganhado a Champions ou a Liga. Contudo, eu atribuo ao resultado mais erros do Barça que acertos do Madrid. O jogo acabou 2-0 e pôde ser peor nos últimos minutos, quando o Barça nem estava no campo. Tudo começou com um golaço do Madrid na 1ª jogada; isso descolocou o Barça. Contudo, após 20 minutos de indecisão, o Barça pôde perfeitamente ter ido com vantagem ao descanso. Que o evitou? A mania de Messi e Ronaldinho de entrar com a bola na porteria, as patadas de Emerson e Cannavaro e os árbitros que têm dificuldades para ver penalties na área do Madrid no Bernabeu. E não estou a dizer que o Barça tenha perdido por culpa do árbitro: o Barça perdeu porque não anda bem. Contudo, o penalty de Helguera a Messi foi penalty até para os madridistas que estavam comigo. E que me dizem da entrada selvagem de Emerson antes do descanso? Como pode não ser cartão? Se a chega a fazer um do Recre, podia ser mesmo cartão vermelho; chegava com que fosse amarelo, mas o árbitro decidiu deixar o de ser herói para outro dia. As coisas podiam ter sido diferentes com 1-1 e o Madrid com 10, ou com 1-0 e o Madrid com 10. Na segunda parte, outro golo do Madrid ao começo e o encefalograma do Barça morreu. E a situação começa a ser preocupante, e não pela derrota de ontem, pois continuamos a ser 1ºs e entrava em qualquer cálculo da Liga a possibilidade de perder no Bernabeu. Começa a ser preocupante pela apatia geral da equipa, excepto por Deco e Messi. E, senhor Rijkaar, pode que vaia sendo hora de sentar um par de jogos a Ronnie a ver se esperta.
Uma aperta.